terça-feira, 7 de setembro de 2010

Um Shampoo para chamar de seu. Dúvidas e Dicas.


A limpeza caprichada é, sem dúvida fator importante para ter um cabelo bonito e saudável. Mas chegar no produto e na técnica certos tem lá seus segredinhos.
Meninas seus problemas acabaram!!!! Pesquisei muitas dicas e vou contar tudo só pra vocês.



1-Dissolver o shampoo na água maltrata menos o cabelo?
R: Não. As fórmulas atuais, ao contrário das antigas, são equibradas, desenvolvidas especialmente para cada tipo de cabelo. Ao adicionar água ao shampoo, ele perde parte de sua eficácia comprometendo o resultado. O que deve ser feito é controlar a quantidade empregada em cada lavagem, o fundo da mão de concha é suficiente para um cabelo médio.

2-Como devo lavar o couro cabeludo? E as pontas?
R: Ambos devem ser lavados com suavidade, sem esfregar muito. O ideal é usar apenas as pontas dos dedos ( nunca as unha ) em movimentos circulares, massageando o couro cabeludo para remover resíduos e ativar a circulação. Para comprimento e pontas, basta deslizar as mãos unidas de cima para baixo, mecha e mecha.

3-Ao lavar o cabelo, é preciso mesmo passar o shampoo duas vezes?
R: Sim. É a melhor maneira de remover os resíduos- de poluição, produtos leave-in u finalizadores, deixando o couro cabeludo livre para receber os ativos do shampoo. Além de uma limpeza completa, o resultado é mais duradouro.

4-Como sei que tirei bem o shampoo?
R: Há varias jeitos de checar: Friccione os fios de cima a baixo com as pontas dos dedos, se eles não escorregarem facilmente, não há resíduo de shampoo. Após enxaguar bem, puxe a umidade com as mãos, da raiz às pontas, Se fizer alguma espuma, ainda há shampoo.

5-Shampoo caro é shampoo bom?
R: Nem sempre! Shampoo bom é aquele se adapta às necessidades do seu cabelo, garantindo o resultado que você procura. Por outro lado, marcas mais conceituadas, cujos os produtos costumam ser mais caros, investem pesado em pesquisas e desenvolvimento de formulações especiais .Sendo assim, as chances de um shampoo top de linha não funcionar são muito pequenas.

6- O cabelo enjoa do shampoo? Eu preciso mudar o produto?
R: Não é bem assim. Se você usa o shampoo para cabelos ressecados, por exemplo, a idéia é que o produto hidrate os fios. Após varias lavagens, o ressecamento estará tratado e o cabelo muda de situação, não necessitando mais desse produto. Daí, o excesso de hidratação pode deixar os fios oleosos, pesados e murchos. Se você perceber que o shampoo não está deixando mais seu cabelo bonito, é hora de reavaliar o estado geral dos fios e trocar de produto.

7-Por que água fria é melhor?
R: Porque, ao contrário da quente, ela fecha as escamas dos fios, mantendos íntegros e uniformes. Lembre-se: quanto mais uniforme o fio, maior será o brilho e mais balanço natural ele terá.

8- Todo cabelo precisa de condicionador?
R: Sim. A principal ação do shampoo é a limpeza, e para isso, ele abre as escamas dos fios, removendo a sujeira. Cabe ao condicionador, com seu poder hidradante, fechá-las de novo, fixando os nutrientes nele depositados. Nos cabelos oleosos o concinador deve ser passado a três centímetros da raiz para evitar o acúmulo de sebo.

9- Como escolho meu shampoo? Se o meu cabelo for crespo e escuro, mas estiver alisado e com mechas, que tipo devo usar?
R: Ao escolher o shampoo, observe como o cabelo está, e não como ele é. Um cabelo crespo que foi alisado, por exemplo, não terá benefício algum com shampoo para cachos. Ele deve ser lavado com um produto para cabelos quimicamente tratados- existem linhas próprias para cabelos que foram alisados ou que têm mechas loiras. O ideal é intercalar as duas linhas. Para  fios que não passaram por procedimento químicos, basta responder: Como é  seu cabelo? Seco, oleoso, normal ou afro?

10- Hidratante sem enxágue, condicionador e creme para pentear são a mesma coisa?
R: Não. O condicionador funciona como um hidratante imediato, que deve ser removido com água. Já os cremes de pentear e hidratantes sem enxágue, muitos usados em cabelos crespos ou com química, são tipo leave-in, ou seja não precisam ser removidos. Suas formulações inteligentes continuam hidratando os fios ao longo do dia, conforme a necessidade, por isso são mais indicados para cabelos extremamente secos ou danificados. As aplicações podem ser feitas logo após a lavagem, com a cabeleira molhada, ou em qualquer momento do dia, com os fios secos. Deve-se apenas evitar i exagero para que não fique com um aspecto engordurado ou sujo.

11- Para que tipo de cabelo é recomendável o shampoo sem sal?
R: Considerados mais suaves, são indiacados para cabelos sensíveis e delicados. Mais importante do que a quantidade de sal no shampoo é o pH, que deve ser baixo, portanto ácido, e assim próximo do pH natural do cabelo. Na escala utilizada para medição- que vai de 1 a 14-, o pH deve ser entre 4 e 6.

12- Para que serve o shampoo anti-resídu? Quando devo usá-lo?
R: Segundo o fabricante, este tipo de produto tem alto poder detergente, ou seja, acão de limpeza mais potente, perfeita para quem muita olesidade no couro cabeludo, e para trabalhadores de grandes centros urbanos ( expostos à poluição intensa ). O shampoo anti- residuo deve ser usado a cada 4 ou 5 lavagens.

13- Passar concionador no couro cabeludo provoca queda de cabelo?
R: Não, se for indicado para seu tipo de cabelo e completamente removido- mas o correto é aplicar 2 a 3 dedos longe da raiz.  Às vezes temos a sensação de que perdemos fios com o uso do condicionador, pois sua ação desembaraçante faz com que os fios soltos do couro cabeludo, porém presos no meio do cabelo se soltem.

14- O shampoo e condicionador devem ser sempre da mesma linha?
R: Sim, de preferência. Ambos são complementares, foram desenvolvidos para a mesma finalidade, com os mesmos  princípios ativos e modo de ação. Desta forma, o resultado pode ser ainda muito  melhor se forem usados juntos.

E aí meninas gostaram das dicas?  Agora  quero ver todas com os cabelos Glamurosos hein!!! bjs

Um comentário:

Obrigada por comentar! Responderei assim que for possível!